top of page

A ideia do simpósio é de promover um primeiro encontro visando reunir alunos de pós-graduação (em particular de Antropologia - UFRN) e especialistas de diferentes horizontes disciplinares para refletir sobre o legado das populações afro-descendentes nas Américas e Caribe que mantêm uma tradição cultural secular, sobretudo através dos registros narrativos, das práticas rituais, das festas católicas, etc. Iremos analisar como se constrói esta memória através dos museus, dos monumentos, dos lugares, dos documentos históricos que dizem respeito à história de uma população que desenvolveu estratégias e solidariedades ativas. A proposta é registrar e discutir conjuntamente os dados históricos, arqueológicos e culturais para delinear um quadro para a memória da escravidão nas Américas.

Iremos discutir, analisar e apresentar conjuntamente neste encontro preliminar o panorama da memória da escravidão nas Américas e Caribe, com foco nas diferentes diásporas e nos patrimônios materiais e imateriais, heranças coloniais deste passado como também seus símbolos de resistência. O diálogo se dará com maior ênfase entre alunos de pós-graduação e pesquisadores que tem como o objeto de pesquisa comunidades quilombolas e confrarias no Brasil e na região do Caribe.

No segundo semestre 2017, será realizado um colóquio (II Memória das Áfricas), com uma participação ampla de pesquisadores estrangeiros oriundos do Caribe. Ao final, é prevista uma publicação dos resultados dos debates.

Seminário Patrimônios Culturais das Diásporas nas Américas e Caribe

bottom of page